Recrutamento no Linkedin: 5 dicas para encontrar talentos na rede profissional

Recrutamento no Linkedin: 5 dicas para encontrar talentos na rede profissional

Seja qual for o seu estilo de recrutamento no Linkedin, lembre-se de que o potencial de alcance da plataforma é a chave para sucesso, seja para aumentar a retenção ou fortalecer a produtividade nos processos de contratação.

Encontrar os candidatos certos para os cargos em aberto na sua Empresa é uma coisa, chamar a atenção desses candidatos é outro desafio completamente diferente. Há duas dicas rápidas e eficazes que posso já partilhar consigo para otimizar o seu alcance e aumentar as suas taxas de resposta:

  1. Mantenha as mensagens curtas com uma frase de chamariz clara: InMails com menos de 200 palavras obtêm as taxas de resposta mais altas. Personalize as suas mensagens com alguns detalhes sobre a empresa ou função a ser ocupada pelo potencial candidato e descreva as próximas etapas (como agendar um horário para conversar, por exemplo).
  2. Evite palavras e frases que acionam filtros de Spam: certifique-se de que as suas mensagens não contêm frases de alerta como “renda extra”, “ganho por semana”, “ganhos potenciais”, etc.
Recrutamento no Linkedin - 5 dicas para encontrar talentos na rede profissional - Pedro Caramez - 1

“Estou convencido de que nada do que fazemos é mais importante do que contratar e desenvolver pessoas. No final das contas aposta nas pessoas, não nas estratégias.” — Lawrence Bossidy

Se é Recrutador de Talentos ou responsável pela Gestão de Recursos Humanos da sua Empresa, deve ter em mente que para que a sua Empresa possa estabelecer-se no mercado que atua de forma sólida e saudável, encontrar e desenvolver as pessoas certas será um passo fundamental.

5 Dicas de Recrutamento no Linkedin para encontrar talentos na rede profissional

O Linkedin tem potencial para ser uma ótima ferramenta de recrutamento para contratação de talentos e a melhor parte é que pode encontrar profissionais com as habilidades que procura para quase praticamente qualquer área e função. Aqui estão 5 dicas úteis de recrutamento para recrutadores que usam o Linkedin para esta finalidade:

1. Partilhe oportunidades de emprego

Essa dica parece óbvia, certo?! Pode até ser, mas… às vezes, os Recrutadores perdem o foco ao tentar criar a mensagem perfeita para enviar via InMail, e deixam passar ao lado esta estratégia tão simples. Partilhar uma oportunidade de emprego no Linkedin é gratuito e ainda tem a opção de impulsionar o seu alcance, caso haja orçamento para publicidade.

📌 DICA: na própria partilha da oferta de emprego, deve sempre incluir itens essenciais como título, descrição, habilidades necessárias e assim por diante.

2. Use o Private Mode do Linkedin

O Private Mode (modo privado) é exatamente o que o nome diz. Por isso, caso não deseje que os candidatos em potencial recebam uma notificação a indicar que visitou os seus perfis, deve ativar esta opção para permanecer anónimo. Para isso, vá à opção “Configurações e privacidade”, selecione “Visibilidade” e, em seguida, “Opções de visualização de perfis” e mude para o modo privado.

Recrutamento no Linkedin - 5 dicas para encontrar talentos na rede profissional

📌 DICA: a ideia aqui é que não quer que os candidatos em potencial não fiquem a saber que um profissional de Recursos Humanos esteve a examinar o seu perfil.

LEIA TAMBÉM: 5 livros de RH que todo profissional de Recursos Humanos deve ler

3. Evite mensagens “copia e cola”

Como Recrutador, certamente está a contactar potenciais candidatos constantemente todas as semanas. Bem sabemos que pode ser tentador criar modelos de mensagens genéricos para simplesmente copiar e colar e enviar aos candidatos. Dedicar algum tempo para criar uma mensagem pessoal pode aumentar consideravelmente as taxas de sucesso durante o processo de recrutamento.

📌 DICA: use a pesquisa que efetuou previamente para criar uma mensagem altamente personalizada que mostre que dedicou tempo para pesquisar cada candidato.

4. Participe de Grupos / siga influenciadores

Ingressar em Grupos especializados e seguir influenciadores relevantes na área de atuação que pretende recrutar o talento será sempre uma boa estratégia. Ao fazer isso, aumenta a visibilidade da sua empresa na plataforma. Lembre-se de que os seus objetivos devem ser: contribuir para grupos com informações úteis e tornar-se uma autoridade do setor/tópico.

📌 DICA: partilhe informações úteis e conteúdos relevantes para o setor e se os membros reagirem positivamente às suas publicações, sempre pode convidá-los para seguir a Página da Empresa (lembre-se que também pode partilhar as oportunidades de emprego nessa página).

5. Aposte no Marketing de Recrutamento

A maioria das empresas tem um calendário de conteúdos para as redes sociais, incluindo o Linkedin (se ainda tem, veja como dar os primeiros passos). A partir disso, inclua o Marketing de Recrutamento como parte deste calendário. Tenha em mente que para fazer isso de forma eficaz, os Recrutadores precisam colaborar com as equipas de Marketing Digital.

📌 DICA: recomendo uma combinação de conteúdos para promover eventos internos, campanhas de recrutamento em andamento, benefícios que a empresa oferece aos colaboradores, depoimentos membros das várias equipas da empresa, etc.

VEJA TAMBÉM: Power INterviews — Como Atrair e Recrutar Talento com o Digital com Carla Madeira ⤵️

Últimas notas sobre recrutamento no Linkedin

Nos últimos anos, o Linkedin lançou ferramentas poderosas para análise de dados de recrutamento, aprendizagem no local de trabalho e outros fundamentos de Recursos Humanos, transformando-se numa plataforma fundamental — o Linkedin Recruiter é um exemplo claro disso!

Linkedin Recruiter é uma plataforma de recrutamento abrangente que ajuda a encontrar novos talentos, conectar-se e gerir as pessoas que deseja que façam parte da sua equipa.

Por fim, mas não menos importante… Aposte no potencial do Linkedin como uma plataforma de Marketing de Recrutamento para alcançar um público-alvo de alta intenção, com grande probabilidade gerar conversões. O Linkedin é uma arma PODEROSA para o recrutamento, desde que o recrutador esteja equipado com as dicas, truques e estratégias certas!

*


Deseja otimizar a sua estratégia de Recrutamento no Linkedin, mas não sabe ainda por onde começar?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos talentos na rede social profissional!