Páginas Corporativas e Grupos do Linkedin: qual é a diferença entre esses dois recursos?

Páginas Corporativas e Grupos do Linkedin: qual é a diferença entre esses dois recursos?

São muitos os recursos disponíveis para impulsionar a sua estratégia na maior rede social profissional. Um desses meios são, sem dúvida, os Grupos do Linkedin. Saiba como tirar vantagem deste recurso!

A importância do Linkedin para uma estratégia de Marketing Digital depende muito de ser o lugar certo para o posicionamento de uma determinada marca. Para empresas B2B, por exemplo, estar presente no Linkedin é essencial — na verdade, estima-se que 50% de todo o tráfego social gerado para sites B2B tem origem na rede social profissional.

Tudo sobre Linkedin Analytics - como analisar e melhorar o seu desempenho orgânico - Pedro Caramez - Linked2Power - 1

Verdade seja dita, o Linkedin pode não ser o lugar mais óbvio para marcar presença, aumentar notoriedade, gerar envolvimento e, até mesmo, gerar leads e vendas. Contudo, ainda existem imensas maneiras de usar a rede social neste sentido.

Quer esteja a pensar no Linkedin como um lugar para expandir a sua marca e a sua audiência, ou como uma montra para a sua empresa, existem dois recursos cruciais na plataforma: grupos especializados e páginas corporativas. Neste artigo, partilharei consigo os pormenores e principais diferenças entre esses dois recursos e qual deles melhor se aplica à sua estratégia.

LEIA TAMBÉM: TIPOS DE CONTEÚDO PARA LINKEDIN ESSENCIAIS PARA A SUA ESTRATÉGIA ONLINE

Principais características das Páginas de Empresa do Linkedin

Assim como no Facebook, uma página do Linkedin é como um perfil, mas para uma empresa ou marca. Por meio deste canal, uma empresa pode partilhar notícias, conteúdo de marca, vídeos, artigos e fotos. A partir disso, os Seguidores da página recebem essas partilhas nos seus próprios feeds na rede.

Páginas Corporativas e Grupos do Linkedin - qual é a diferença para entre esses dois recursos - Pedro Caramez - Dicas Linkedin - Linked2Power - 1
Exemplo Página de Empresa “Pedro Caramez”

Muito embora os Seguidores possam comentar, reagir e partilhar conteúdos de uma Página de Empresa, tende a ser um relacionamento mais passivo do que Grupos especializados, que é melhor bem designado para fomentar este envolvimento por parte da audiência.

Assim como o Facebook, as partilhas feitas nas páginas alcançam uma certa proporção de seguidores, e isso pode ser devidamente analisado através do Linkedin Analytics (se não sabe como fazer isto, este artigo é leitura bastante útil).

Além disso, outro ponto importante e diferencial no uso de Company Pages é que quando os colaboradores indicam nos seus perfis no Linkedin que trabalham ou trabalharam na sua empresa, por norma, é a página da sua empresa que eles acedem, o que é uma forma de obter visibilidade extra.

LEIA TAMBÉM: SAIBA PORQUE O SEU NEGÓCIO PRECISA DE UMA PÁGINA DE EMPRESA NO LINKEDIN

Principais características dos Grupos do Linkedin

Por outro lado, os Grupos são espaços onde os Membros do Linkedin reúnem-se para discutir áreas e temas de interesse comum. As pessoas precisam fazer parte de um grupo específico para partilhar conteúdos e participar de debates. Ou seja, os Grupos podem variar de tópicos muito amplos até áreas de nicho de interesse.

Páginas Corporativas e Grupos do Linkedin - qual é a diferença para entre esses dois recursos - Pedro Caramez - Dicas Linkedin - Linked2Power - 2
Exemplo do Grupo Linked Portugal

Além disso, os Grupos no Linkedin também podem ter diferentes configurações de privacidade. Embora seja possível configurar os grupos privados, logo não visíveis nos resultados de pesquisas, a melhor estratégia é manter o seu grupo como “listado” (pesquisável). Com isso, os utilizadores da plataforma podem descobrir e solicitar para ingressar em grupos relevantes para as suas próprias estratégias no Linkedin.

Se a sua área de atuação está ligada ao Recrutamento, poderá iniciar um grupo em torno de um tema específico, de modo a facilitar a discussão e alcançar novos públicos em potencial.

Por exemplo, uma empresa “caça-talentos” pode decidir, em vez de nomear um Grupo com o nome da própria empresa, escolher um tema mais genérico (palavra-chave relevante), que desperte o interesse de outros profissionais de RH e, em seguida, construir a confiança desse público com o seu conteúdo.

Mas tenha em atenção que há um número crescente de grupos no Linkedin que está a ser invadido por conteúdos “spam” e publicações promocionais. Se optar pela criação de um Grupo para como tática para a sua empresa, certifique-se de criar regras de boa convivência em comunidades online.

Qual recurso é mais apropriado para a minha estratégia: Páginas Corporativas e Grupos do Linkedin?

É chegada a hora de escolher o recurso mais adequado para a sua estratégia de Social Selling. Todavia, antes de avançarmos, gostaria de partilhar consigo um breve conselho: assim como outras plataformas digitais, os algoritmos do Linkedin estão a ser constantemente ajustados e a mesma lógica deve ser aplicada à sua estratégia.

A boa notícia é que poderá tanto criar um grupo especializado quanto uma página para a sua empresa (como exemplo prático, partilhei convosco logo acima a minha página e o grupo que criei). O importante neste ponto é relembrar-vos que só devem criar canais em nome da sua empresa se tiver capacidade de dar resposta a todos e manter esses canais ativos.

Seja em qual for a rede social, ter um grupo ou uma página simplesmente para dizer que eles existem e podem ser encontrados por potenciais clientes e depois abandonar esses espaços à própria sorte poderá, inclusive, surtir um efeito totalmente contrário.

Por fim, se deseja que os seus conteúdos sejam amplamente partilhados por profissionais na rede e, assim, construir confiança na sua marca, então uma Página é a melhor opção. No entanto, se o seu objetivo for cultivar uma comunidade mais focada, um Grupo poderá ser a melhor aposta. Seja como for, nada o impede de experimentar as duas opções e analisar os resultados a médio e longo prazo.

*

A sua empresa já tem um Grupo ou Página no Linkedin? Precisa de ajuda para traçar a estratégia mais adequada para a sua marca? Partilhe as suas dúvidas nos comentários!

*


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!